Como evitar glosas médicas no seu negócio

As glosas médicas podem ser extremamente prejudiciais ao faturamento do seu negócio, podendo, em casos graves, resultar em falência. Então, é necessário não só saber o que são elas, mas, principalmente, aprender a evitá-las. 

Nesse artigo, vamos apresentar cinco dicas para você aplicar na sua empresa para refrear esse problema.

O que são glosas médicas?

Glosas médicas são suspensões de pagamento, por parte das operadoras, de serviços como atendimento, internações, exames laboratoriais e de imagem, remédios e outros serviços. 

Elas ocorrem quando há alguma falha administrativa, técnica ou linear e o prestador do serviço acaba não realizando a cobrança da maneira correta, o que ocasiona no não-recebimento parcial ou total do valor do serviço prestado. 

Algumas falhas podem ocorrer devido a erros de escrita ou de cálculos, inconsistência de dados no atendimento, preenchimento incorreto das guias de autorização, registros de procedimentos que não atendem às regras do convênio. 

Quais são os tipos de glosas?

As glosas podem ser classificadas em três tipos. São eles:

Administrativa: São ocasionadas por erros manuais, como dificuldade de comunicação entre os prestadores e o plano de saúde, ausência de informações, erros de escrita, e datas, códigos, valores ou procedimentos incorretos ou em desacordo com o convênio. Também pode ocorrer devido a informações desatualizadas das operadoras.

Técnica: São mais frequentes no ambiente hospitalar, e são relacionadas com prontuários incompletos, falta da prescrição médica, problemas de cadastro do paciente, desatenção quanto aos medicamentos utilizados e falta de checagem com o nome e registro do profissional responsável pela sua administração, ou falta do detalhamento dos procedimentos.

Linear: Nesse caso, o motivo é referente ao convênio e, às vezes, não está claro. Vale a ressalva em relação aos processos de pagamento, indicadores operacionais e sistemas de faturamento.

Como evitar o problema?

É importante reduzir as glosas ao mínimo para precaver travas no sistema e problemas no setor financeiro. Mas como?

  1. Organize todos os dados 

Cada operadora tem regras específicas para pagamentos e autorizações e é necessário conhecer todas elas para evitar erros. 

Uma ótima solução nesse caso é a construção de uma tabela, na qual deverão estar presentes as regras gerais e específicas, quaisquer observações e os mecanismos que deverão ser utilizados em cada caso. 

Dessa forma, mantendo-a atualizada, será possível consultá-la para sanar dúvidas e obter as devidas autorizações para cada tipo de procedimento.

  1. Treine seus funcionários

Ter funcionários capacitados não só reduzirá problemas, como também aumentará o controle de danos. 

É importante fornecer treinamentos periódicos para que seus funcionários entendam suas funções, ao invés de apenas executá-las automaticamente. Assim, eles também saberão como resolver eventuais adversidades rapidamente.

Além disso, ter uma equipe com membros que colaborem entre si e têm uma ampla visão de todos os processos resultará em uma melhor performance geral da empresa.

  1. Invista em um bom sistema

Um bom sistema te poupará tempo e reduzirá consideravelmente falhas operacionais, como erros de escrita, falta de informações obrigatórias nas fichas dos pacientes, número de carteirinha de convênio invalido, e informações incompatíveis com o procedimento realizado.

 Além disso, um sistema integrado, além de padronizar e otimizar processos, também envia relatórios diretamente para seus convênios, a fim de evitar glosas técnicas.

E isso não quer dizer que você precisa de um sistema caro! Existem opções eficientes para diferentes demandas no mercado, basta encontrar a que melhor te atenda. 

  1. Conheça o contrato

O contrato é o melhor manual para todas as situações. É nele que estarão detalhados todos os deveres e direitos da operadora e do prestador de serviços, como  parâmetros remuneratórios, regras de cobrança, planos atendidos, quais procedimentos que precisam de autorização, prazo de pagamento e como entregar o faturamento. Além, é claro, de todos os casos de glosa, incluindo o prazo para revisão e o prazo de resposta da operadora. 

A legislação garante o direito ao acesso às justificativas e à contestação das glosas, mas é preciso estar atento às cláusulas previstas.

  1. Fortaleça auditorias internas

Para além de capacitar seus funcionários, é importante manter auditorias internas regulares para verificar os prontuários médicos e processos internos, com a finalidade, principalmente, de se certificar de que os valores orçados estão de acordo com os procedimentos que foram realizados. Assim, caso haja erros, eles não acumularão e, além disso, será mais fácil localizar suas origens e resolver o problema de forma mais eficaz.

Você já aplicou alguma dessas dicas no seu negócio? Elas são fundamentais para evitar as glosas médicas que tanto assombram instituições médicas que trabalham com planos de saúde

Agora que te apresentamos todas as características importantes das glosas e te ajudamos a resolvê-las, compartilhe esse artigo com seus colegas de profissão! Nós devemos trabalhar juntos!

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