O processo de abertura de uma clínica exige um bom planejamento estratégico e financeiro, visando o sucesso no desenvolvimento do local. A contratação de operadoras de saúde são de extrema importância, pois aumentam a visibilidade do empreendimento e da equipe médica que o compõem, de acordo com suas especialidades e procedimentos realizados.
O bom relacionamento com os planos de saúde pode ser muito benéfico. Por isso, vamos esclarecer a seguir os principais erros que se pode cometer na contratação e relação com essas operadoras.
1. Não codificar os procedimentos nas solicitações aos planos
Atualmente, temos codificações para quase todos os procedimentos, exames, medicamentos e materiais que abrangem a saúde. Essas codificações se chamam TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) e são responsáveis por expressar de forma clara o que foi solicitado.
Quando o preenchimento do código na guia da operadora não é feito, você deixa a cargo de outra pessoa na operadora. A codificação é importante pois alinha exatamente o que você quer pedir e orienta a operadora na sua remuneração.
2. Relatórios médicos incompletos
Sempre leve em consideração que os planos de saúde não sabem nada sobre o que se passa em seu consultório, por isso, ao enviar uma solicitação, mande um relatório legível e extremamente detalhado do caso do seu paciente.
3. Não ter pleno conhecimento sobre o ROL da ANS
Esta é a lista de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Alguns procedimentos têm regras para enquadramento na cobertura obrigatória. Por isso, é importante ver o que é coberto nas suas especialidades.
Estar previamente ciente do que não é coberto pelo plano ajuda a evitar qualquer tipo de constrangimento, que é algo bem comum quando há a necessidade de um exame, terapia ou procedimento que não é coberto pelo plano. Quanto maior o conhecimento sobre o ROL, maior o alinhamento de expectativas.
4. Não estabelecer uma rotina de contatos
No processo de credenciamento, ligue para o setor responsável e pergunte se há alguma orientação de rotinas na sua especialidade. Geralmente, é comunicado o modo como devem ser feitas as solicitações e prazos de autorização.
O assunto em questão não é o conteúdo dos pedidos médicos, mas sim o modo como você pode orientar sua equipe para a forma e canais corretos que os pedidos devem ser feitos, garantindo agilidade nas suas solicitações.
É importante lembrar que, embora seja um processo burocrático, a contratação de operadoras de saúde costuma trazer bons retornos às clínicas e médicos locais, afinal, muitos pacientes chegarão por meio dos planos de saúde. Veja mais sobre a preferência dos brasileiros em manter seus planos de saúde clicando neste link.
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