A análise SWOT é uma das ferramentas mais populares do marketing. Ela se baseia em uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto do papel, de modo que ele tenha mais chances de sucesso. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes no seu entorno, de maneira a evitar riscos e aproveitar oportunidades.
Mas afinal, o que significa SWOT? É uma sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Cada palavra identifica quais análises são feitas: as forças e fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa, ou do projeto que se quer implementar. São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças.
No ambiente interno, é interessante avaliar critérios como: localização, reputação, recursos financeiros, marketing, atendimento, entre muitos outros. Para o ambiente externo, procure fatores como: comportamento dos clientes, quantidade de concorrentes locais, tendências de mercado, etc.
Para ficar mais claro, vamos passar por cada ponto da SWOT:
Forças: são elementos internos da sua empresa que representam alguma vantagem sobre a sua concorrência. Escolha os fatores que fazem os clientes escolherem a sua marca ao invés de outras.
Fraquezas: analogamente, as fraquezas são os pontos da sua empresa que desfavorecem você em relação a seus concorrentes. Estude quais fatores empresariais atrapalham o crescimento da sua marca.
Oportunidades: são todos os fatores externos que criam um cenário favorável ao crescimento da sua empresa e satisfação dos clientes.
Ameaças: são todos os acontecimentos que a empresa não tem controle e criam um ambiente desfavorável ao seu negócio.
Além de proporcionar uma visão geral, a análise dos ambientes e o levantamento das características do negócio facilitam os gestores a identificarem a posição estratégica do mesmo. Saber de que forma a empresa está posicionada no mercado, cria a possibilidade de identificar melhorias no portfólio do cliente, ajustes nos serviços oferecidos, insights para solucionar problemas, oportunidades para criação de novos produtos, e promoção de parcerias, por exemplo.
Como fazer uma análise SWOT da sua clínica?
Ao fazer a gestão da sua clínica ou hospital, a análise SWOT permite identificar e analisar todos os pontos dos setores de trabalho, e assim, criar as melhores estratégias para o seu sucesso. Ao avaliar cada área da sua clínica, existem algumas perguntas que você pode se fazer para ajudar a montar sua matriz. Vamos exemplificá-las abaixo:
Suas forças:
- Qual o seu diferencial em relação aos concorrentes?
- Onde o seu atendimento aos pacientes se destaca?
- Quais recursos você têm que os outros hospitais com o mesmo perfil não têm?
- Por que os seus pacientes te escolhem?
Suas fraquezas:
- Por que os pacientes escolhem outras clínicas?
- Quais recursos os seus concorrentes têm e você não?
- Quais os déficits de conhecimento da sua equipe?
Suas oportunidades:
- Quais fatores podem ajudar a sua clínica a crescer?
- De quais tendências do mercado você pode se aproveitar visando o crescimento da sua clínica ou hospital?
Suas ameaças:
- Quais fatores podem prejudicar o crescimento da sua clínica?
- De acordo com o cenário de negócio em que você está instalado atualmente, o que pode atrasar ou prejudicar o seu serviço?
Agora que sua matriz está pronta, você pode começar a tirar conclusões. A primeira avaliação que deve ser feita é se, diante das fraquezas e das ameaças, o projeto que você havia idealizado é viável.
É muito comum acontecer da análise SWOT servir como um alerta de que não é o momento certo de tirar aquela ideia do papel, ou de que existe algum ponto atrapalhando. Nesse caso, é importante avaliar se esse alerta vem de um ponto interno da empresa, que você pode trabalhar antes de efetivar seu planejamento, ou de algo externo à empresa. Caso o problema seja algo fora do seu controle, você pode tentar se adaptar ao cenário, ou adotar medidas que reduzam o impacto no seu negócio.