Economizar é sempre uma boa opção, independente se sua clínica está cheia de pacientes, ou passando por uma crise. O crescimento do seu negócio depende do quão bem você consegue administrar as suas despesas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a reduzir seus custos.
1. Identifique e classifique suas despesas: você precisa ter conhecimento sobre seu negócio para garantir o controle financeiro. Um bom meio de começar isso é categorizando seus custos em fixos e variáveis. As despesas fixas são aquelas que independem do número de pacientes, como aluguel do espaço e equipamentos, salários e gastos com segurança, por exemplo.
Já as variáveis estão ligadas diretamente a quantidade de pessoas atendidas, como medicamentos usados em procedimentos e equipamentos para coleta de sangue e medicação. É importante identificá-los, pois eles mostram o custo de cada paciente, o que implica diretamente na construção do preço do seu serviço.
A classificação das suas despesas é importante porque avalia em qual parte do negócio você consegue economizar, e pode te ajudar a analisar quais das nossas dicas a seguir funcionam melhor para você.
2. Utilize equipamentos que gastem pouca energia: aparelhos de ar-condicionado, computadores e iluminação são comuns em quase todos os consultórios do mundo, mas saiba que, caso esses equipamentos estejam ultrapassados, podem te dar um grande prejuízo. Os aparelhos mais econômicos possuem selos que indicam sua eficiência.
Uma prática simples para adotar na sua clínica é comprar luz de LED. Elas são mais caras, mas o investimento se paga em pouco tempo. Além disso, invista em iluminação natural, desconecte os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso e faça manutenção dos filtros do ar-condicionado. Um filtro com impurezas dificulta a performance do aparelho, aumentando o gasto de energia.
3. Revise os contratos com fornecedores: é normal estar acostumado com seus fornecedores atuais, mas apesar da importância de manter parcerias visando um padrão de qualidade, os materiais podem acabar pesando no orçamento. Por isso, é inteligente que o gestor tente negociar com os fornecedores um melhor
preço. Apresentar orçamentos diversos com melhores preços para os mesmos produtos costuma fazer com que os parceiros cubram as ofertas.
4. Economize tempo: você com certeza já ouviu falar que tempo é dinheiro, então pense maneiras de otimizar o atendimento de cada paciente, avalie as melhores formas de fazer o agendamento, atendimento e procedimento, fazendo com que o paciente não gaste tanto tempo na sua clínica.
Se você ainda não tomou nenhuma dessas medidas, pode ser que esteja arcando com custos desnecessários!
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