Atualmente, a sociedade está cada vez mais moderna e o mercado apresenta uma competitividade muito maior do que há alguns anos atrás, o que reflete diretamente na forma como é feita a administração de estabelecimentos da área de saúde. Por isso, é extremamente importante os gestores de hospitais e clínicas ficarem atentos às tendências que podem ditar a maneira como o trabalho deve ser realizado.
Ao adotar o uso de tecnologias mais novas e avançadas, você pode permitir a otimização dos processos do seu hospital, tornando o atendimento aos pacientes melhor e mais eficiente. Em paralelo, os procedimentos e a comunicação entre colaboradores também ficam mais rápidos. Desta forma, a modernização e apostas em novas tecnologias podem promover a gestão hospitalar e clínica de uma forma segura e econômica.
Seguindo essa linha de pensamento, listamos abaixo 5 tendências que podem ajudar na gestão da sua clínica ou hospital:
1. Uso de dados para prever doenças com base no histórico do paciente
Hoje em dia, é possível coletar, tratar e analisar dados populacionais. O Big Data é uma ferramenta que permite fazer isso com mais precisão e de forma ágil. Quando falamos sobre o setor de saúde, essa solução é útil em todos os processos, desde a prevenção e diagnóstico até investigações clínicas e farmacêuticas.
Precisamos ressaltar que apenas a elaboração de um banco de dados não é suficiente. Além da coleta e análise, o Big Data transforma os dados em informações que auxiliam na tomada de decisão. Esses dados possibilitam prever doenças com base no histórico familiar de cada paciente e aperfeiçoam a medicina de precisão, que envolve pesquisas de genoma, translacionais e o segmento personalizado da saúde para trabalhar de modo preventivo.
2. Realização de consultas remotas
Com a pandemia do Covid-19, os atendimentos médicos remotos se tornaram mais comuns. A consulta realizada à distância é uma realidade devido aos sistemas de monitoramento e tecnologias wearables (vestíveis), onde o paciente pode enviar dados vitais remotamente, permitindo ao médico enviar diagnósticos simples e orientar sobre os medicamentos necessários.
É importante lembrar que as consultas remotas exigem regulamentação por parte do Conselho Federal de Medicina (CFM).
3. Rastreamento e monitoramento da saúde
Essa tendência é muito interessante para pacientes com doenças crônicas e idosos que necessitam de cuidados o tempo todo. Isso consiste em acompanhar as atividades diárias da pessoa, monitorando seus sinais vitais, o que é possível através de dispositivos wearables, como braceletes, relógios, pulseiras ou faixas abdominais, por exemplo.
Por meio desses dispositivos, é possível analisar aspectos como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, glicemia e distúrbios do sono. Futuramente, a esperança é a possibilidade de avaliação dos outros elementos importantes, como o colesterol. A ideia é monitorar o paciente 24 horas por dia, sem necessidade de ir ao hospital.
4. Cuidado preventivo através da tecnologia
Cada vez mais, a medicina preventiva vem conquistando espaço de destaque na vida dos médicos, pela capacidade de reduzir custos com o atendimento e a possibilidade de analisar a saúde do paciente de modo mais amplo, auxiliando no tratamento de doenças físicas e mentais.
Os dados armazenados em sistemas tecnológicos consolidam o histórico do paciente e permitem que profissionais trabalhem priorizando esses fatores, para que sejam controlados e prevenidos.
5. Implementação de processos digitalizados em todos os setores
Isso pode ser feito de forma muito simples. Ao disponibilizar um tablet para cada profissional, você permite que eles façam a avaliação dos pacientes de forma mais eficaz, uma vez que possuem todos os dados em mãos.
Além disso, permite ao médico atualizar o prontuário, solicitar medicamentos e inserir procedimentos no faturamento, analisar o histórico e resultados de exames do paciente de forma muito rápida, aumentando a produtividade dos profissionais e otimizando o tempo de trabalho.
Como você pode perceber, a tecnologia vem revolucionando o modo como os processos são feitos, e permitindo que todos sejam otimizados. Por isso, é importante estar por dentro das tendências tecnológicas, evitando que seu hospital ou clínica seja ultrapassado.
Quer conhecer outra tecnologia que facilita os processos de gestão hospitalar? Acesse o texto Fintech Lever antecipa recebíveis de planos de saúde para ajudar clínicas a melhorar o fluxo de caixa e conheça a Plataforma