ANS faz a retrospectiva da agência e mostra os destaques de 2021

2021 foi um ano muito desafiador em várias áreas, principalmente a da saúde. A pandemia, o isolamento e as vacinas foram alguns dos motivos que deixaram esse setor em evidência.

Assim como em outros anos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) continuou monitorando o setor de plano de saúde para fornecer informações e tomar decisões embasadas, que garantem previsibilidade ao mercado e segurança aos consumidores.

“A chegada de um novo ano é sempre um momento para se avaliar o que foi realizado, planejar o que pode ser aprimorado e pensar em novas soluções que podem ser implementadas para que o setor de saúde suplementar seja cada vez mais forte e capaz de abrigar os tantos brasileiros que têm o plano de saúde como um de seus principais desejos. A ANS está avançando e, em 2022, esse tema ganhará ainda mais destaque, na avaliação dos serviços prestados ao consumidor.” disse o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Entre os destaques de 2021, os programas e informativos realizados pela ANS se mostraram muito importantes, como:

Medidas para enfrentamento da Covid-19

A ANS manteve a transparência dos dados sobre o impacto da pandemia no setor de planos de saúde. Então, fizeram o Boletim Covid-10 – Saúde Suplementar, um informativo mensal.

Além disso, realizaram diversas campanhas institucionais nas redes sociais, reforçando os cuidados necessários para evitar uma nova onda de contágios e reuniões com integrantes do setor para discutir a crise e os efeitos futuros da pandemia no setor.

A agência atuou com firmeza em relação às denúncias contra condutas inadequadas de operadoras. Foi instaurado um processo de apuração, autuando empresas por interferência na autonomia dos médicos, ou por receitarem medicamentos sem o consentimento dos pacientes.

Informações para a sociedade

Outra medida para aumentar a transparência da agência, além de ajudar a manter a sociedade informada e dar orientações foi a divulgação de dados do setor tanto em seu portal quanto em suas redes sociais. 

No início do ano, foi criada outra iniciativa: o podcast “ANS em Pauta- Planos de Saúde”, com conteúdo informativo sobre o setor de planos de saúde e entrevistas com membros da agência.

A ANS também contou mais com a participação da sociedade, fazendo reuniões e eventos com transmissão ao vivo e gravações disponíveis no Youtube.

Reajuste negativo

Em julho de 2021, a agência definiu que os planos de saúde individuais e familiares teriam percentual de reajuste negativo de -8,19%, no período de maio de 2021 a abril de 2022. Pela primeira vez na história, isso resultou na redução da mensalidade dos beneficiários.

Seminários avançados

A ANS também promoveu o primeiro encontro da série Seminários Avançados sobre Atenção Primária na Saúde Complementar, abordando o tema “Redes de Atenção e Coordenação do Cuidado”. 

Assim, conseguiram criar um espaço de discussão e reflexão dos pilares do Projeto de Cuidado Integral à Saúde, realizado pela ANS.

Parto seguro

Uma iniciativa fundada com a ANS foi a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, que reúne mais de 30 entidades em prol do cuidado materno neonatal, com o objetivo de defender o direito das mulheres e recém-nascidos ao cuidado seguro e de qualidade durante a gestação, parto e puerpério.

Programa de qualidade hospitalar

A agência lançou o Sistema de Indicadores Hospitalares (SIHOSP), plataforma para coleta de dados desenvolvida para acompanhar o desempenho e avaliar a qualidade de hospitais que atuam no setor de planos de saúde. 

A iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar, criado para analisar e dar visibilidade a dados sobre a prestação de serviços assistenciais e da gestão de hospitais na saúde suplementar. A coleta de dados começa em janeiro de 2022 e os resultados preliminares já poderão ser vistos no meio do ano. 

Fonte: Ministério da Saúde