Mais de 48 milhões de brasileiros pagaram plano de saúde no último ano

A retrospectiva divulgada dia 27 de dezembro de 2021 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar apontou que 48,7 milhões de brasileiros pagaram por planos de saúde durante o ano. O número de adeptos aumentou cerca de 2.77% em relação a 2020. Um dos fatores apontados foi o medo causado pelo aumento de casos de coronavírus, que fez com que a ANS registrasse o maior número de beneficiários de planos de assistência dos últimos 5 anos. 

“O ano começou com alta no número de adeptos já em janeiro e a tendência se manteve, com os números apresentando crescimento contínuo nos meses seguintes. A retrospectiva mostra que o número de beneficiários em planos de assistência médica é o maior desde março de 2016”, destaca um trecho do levantamento feito pela ANS.

Em entrevista com a CNN, o médico André Gasparoto destaca a associação entre a demanda por plano de saúde e o medo da Covid-19. Ele afirma que a pandemia escancarou uma realidade já vivida no Brasil: a inferioridade do SUS em relação à saúde suplementar. Os pacientes com convênios sofriam muito menos problemas para serem cuidados. Por isso, muitas pessoas optaram por fazer um plano de assistência.

A procura por opções de planos também aumentou em outras áreas, como por exemplo, para portabilidade de carências, crescendo 42% nos primeiros 7 meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, por causa da busca de brasileiros por opções mais baratas.

Além disso, a retrospectiva mostra que o número de brasileiros com planos exclusivamente odontológicos também cresceu. São mais de 28,9 milhões de adeptos a essa categoria de plano, uma alta de 9,3% em comparação a 2020. De acordo com a agência, esse é o maior número desde fevereiro de 2020.

Fonte: CNN Brasil

Ministério da Saúde