Pendentes do faturamento: o que são e dicas de como gerenciá-los

Todos os itens que compõem o ciclo de faturamento de prestadores de serviço representam um “faturamento pendente”. Como assim? Bom, vamos a um exemplo: digamos que você vai a um restaurante, faz o pedido e recebe seu prato do garçom. Nesse caso, o estabelecimento precisa crer que você realizará o pagamento de todos os itens que foram anotados em sua comanda. Sendo assim, a sua conta no restaurante representa um pendente de faturamento.

A grande questão é que, no exemplo do restaurante, esse processo de pendência demora algumas horas, ou seja, o período que o cliente fica no estabelecimento. No setor de saúde, os pendentes de faturamento são representados pelos atendimentos realizados pelos pacientes, como consultas, exames, medicações, cirurgias, entre outros.

Dependendo da gestão interna do prestador, apenas o processo de cobrança pode levar trinta dias para ser enviado a operadora de saúde. Após o envio dessas informações, deve ser levado em consideração o prazo de pagamento, de acordo com o contrato firmado com cada operadora. Assim, se somarmos esses dois processos, o tempo para receber o dinheiro aumenta muito. Uma pesquisa feita pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) revelou que o tempo de recebimento médio pelo prestador de serviços pode ser de cerca de dois meses.

Isso afeta diretamente o fluxo de caixa do prestador, dificultando a gestão e o direcionamento estratégico dos ativos daquele negócio. Isso nos leva a seguinte questão: como controlar os pendentes de faturamento?

A tecnologia e a informatização são excelentes aliadas na gestão financeira de um hospital. Adotar um sistema apropriado para integrar todos os passos do ciclo de receitas, incluindo os prazos de cada operadora para o recebimento da fatura, é importante para diminuir o número de faturamentos pendentes, que possam estender o ciclo de recebimento. Além disso, o controle sobre as glosas também é importante para mitigar os efeitos de atrasos e contestações durante o processo.

Para saber mais sobre as glosas e como evitá-las, acesse nossa matéria sobre o assunto.

No entanto, independentemente do nível de digitalização do processo, a melhora nos resultados passa pela adoção de boas práticas de gestão. Nosso diretor executivo e especialista financeiro, Ivan Matos, trouxe alguns pontos importantes que podem ajudar empresas a lidarem com os prazos.

 

  1. Adote um indicador para o “pendente de faturamento”. Ele deve calcular a média de tempo entre o dia da alta do paciente e o dia em a cobrança sobre os procedimentos for enviada para a operadora de planos. É interessante evidenciar os valores de cada procedimento, pois possibilita uma visão segmentada e gera insights importantes sobre como diminuir o tempo do processo como um todo.
  2. Defina uma meta para a redução do indicador estabelecido. Caso não tenha um histórico de acompanhamento, a sugestão é reduzir o prazo pela metade do tempo. Por exemplo, se o seu indicador de “pendente de faturamento” é de 30 dias, estabeleça como meta 15 dias.
  3. Durante o processo de levantamento de dados para a criação do indicador, diversos problemas serão identificados. Não os ignore! Aproveite para resolver tudo o que for possível e repense o fluxo de cobrança de todas as operadoras para quem sua empresa presta serviço, identificando outros pontos de melhoria e entendendo melhor os prazos individualmente.
  4. Elabore uma agenda de atendimento baseada nas regras do período de recebimento de cada operadora. Digamos que o plano de saúde X lhe permite faturar todos os dias, ou seja, você pode atender e faturar imediatamente. Porém, há outro plano em que o faturamento só pode ser feito entre o dia 5 e o dia 10 de cada mês. Então, o ideal é que você consiga concentrar a sua agenda, por exemplo, de cirurgia eletiva, do dia 30 ao dia 5. Com isso, você reduzirá o tempo do pendente de faturamento e, consequentemente, o impacto negativo no caixa.

 

Com a Plataforma Lever, além de ter a visão completa de todos os valores a serem recebidos por parte das operadoras e de todas as glosas, você conta com uma ferramenta poderosa para a saúde financeira da sua empresa: a antecipação de recebíveis.

Somos uma fintech especializada na área de saúde e trabalhamos com uma modalidade de crédito que não representa endividamento no balanço das empresas. Com a antecipação de recebíveis, não é preciso esperar por 30, 60 ou até mesmo 90 dias para receber dos planos de saúde. Dessa forma, é possível ter um controle financeiro muito maior e direcionar seu dinheiro onde é mais necessário para o seu negócio.

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